Home / Professor(a) / Mayumi Takushi / Mayumi Takushi – Tulipas Amarelas

Mayumi Takushi – Tulipas Amarelas

Loading

Mayumi Takushi dá todas as dicas para a pintura dessas tulipas perfeitas em tecido.

Lista de Materiais
* Stencil OPA modelos: Tulipas I 1870, Tulipas II 1871, Borboletas 719, Tricô gr 1842
* Tinta para tecido nas cores: Castanho, Amarelo Ouro, Vermelho Escarlate, Vinho, Café, Verde Musgo, Branco, Sépia Inverno, Verde Oliva
* Clareador
* Pincéis Pituá vários tamanhos
* Pincel sintético Condor 326-6
* Borrifador contendo 1 parte de água e 1 parte de álcool 92º ou somente álcool se o grau for inferior a 60°
* Placa de MDF com cola temporária
* Tecido

Modo de Fazer
1- Estique o tecido sobre uma placa previamente preparada com cola temporária.
2- Distribua os elementos da composição com a cor Castanho e o pincel Pituá grande, a marcação deve ser leve, dilua a tinta com clareador caso necessário.
3- Preencha as tulipas com Amarelo Ouro, retire o stencil e preencha os espaços vazios também. Em seguida, sombreie os espaços entre as pétalas com um leve esfumado com a mistura de Castanho e um pouco de Verde Oliva.
4- Posicione o estêncil novamente, clareie com Branco e esfume Vermelho Escarlate nas bordas das pétalas. Retire o stencil novamente e com o pincel sintético faça pinceladas de fora para dentro com a cor Vinho.
5- Pinte as folhas e caules com o Verde Musgo e alguns toques de Amarelo Ouro. Aproveite e esfume a mesma mistura na parte inferior das flores.
6- Distribua as borboletas maiores com a cor Castanho e as menores com Café.
7- Borrife álcool na parte inferior do tecido, que corresponde ao barrado e pinte de Sépia Inverno, e sobre o fundo ainda úmido estampe com o stencil Tricô.

 

Dicas: 
1-  Alguns modelos de stencil possuem dois furinhos nas laterais superiores da imagem, (em serigrafia dá-se o nome de Registro) eles servem para encaixar camadas subseqüentes.
2- Sempre utilize o pincel Pituá levemente hidratado, nunca encharcado de água ou com excesso de tinta.
3- Conserve o estêncil limpando-o corretamente.
4- Para isso, utilize um pincel ou escova de dentes para esfregá-lo com água e sabão sobre uma superfície lisa: azulejo, vidro, granito… Enxague e deixe secar naturalmente. Se o estêncil estiver com muitas camadas de tinta PVA , deixe-o de molho numa bandeja com água e sabão de lavar roupas, muitas vezes a tinta se solta do estêncil sozinha, se necessário esfregue com um pincel. Para remover tinta de tecido e tinta acrílica, basta utilizar álcool.
5- Limpe e armazene seus stencis com cuidado, assim vão durar mais e você poderá aumentar sua coleção!
6- Treine, faça  experiências, pratique principalmente o efeito esfumado…. É a partir do exercício constante e direcionado  que se adquiri liberdade para pintar e criar.

 

Deixe uma resposta