Início
Kits de Artesanato
Passo a Passo
Vídeos
O Programa
Bastidores
Assine a Revista
Professor Sassá
Entrevistas
Patrocinadores
Fale conosco
Você no Ateliê
Especial Luz Angela
Sintonize a TV Século 21
Sintonize a Record News
 
*conteúdo exclusivo do assinante
Técnica:
Pashmina Preta em Crochê Tunisiano
Kits e DVDs de artesanato é no Vitrine do Artesanato, acesse o site!
Imagens/Vídeos:
Agora você pode assistir aos programas a qualquer hora!
Artesão(a): Mary Magoga
Exibição: 19/05/2009
Telefones: 0800 648 2966
Site: http://www.circulo.com.br
Materiais:

2 novelos de fio Fascinação cor 3601
         1 novelo de fio Capricho cor 3400
      1 agulha de crochê tunisiano nº. 5 CIRCULO
      1 botão tamanho grande ou outro acessório a gosto.
         Tesoura - CIRCULO
 

Pontos utilizados:
         Ponto tunisiano simples
        
Ponto tunisiano meia
         Ponto baixo do crochê

Passo a passo:

Com o fio Fascinação e em ponto tunisiano meia¹ faça um cordão com 12 correntinhas. Faça 3 carreiras completas.
Na próxima carreira de ida forme uma abertura para o botão da seguinte forma: Apanhe 4 laçadas, pule 4 pontos e apanhe as últimas 4 laçadas. Volta normal para 4 pontos, execute 4 correntinhas e termine por arrematar os últimos 4 pontos.
Na próxima carreira de ida apanhe as laçadas dos pontos e das correntinhas num total de 12 laçadas na agulha. Trabalhe um total de 98 carreiras completas. Este será o barrado do trabalho.
Sem arrematar, faça com que o avesso fique virado para sua frente e trabalhe neste barrado iniciando a nova carreira de ida. Apanhe os pontos da seguinte forma: A cada dois pontos trabalhados, forme uma laçada falsa na agulha, aumentando assim o número de pontos desta carreira. Volta normal.
A próxima carreira trabalhando em ponto tunisiano simples² aumente dois pontos por carreira, sendo um no início e outro no final da carreira de ida (apanhe uma laçada entre o primeiro e o segundo e entre o penúltimo e o último ponto). Volta normal.
A partir de agora aumente dois pontos em todas as carreiras de ida (explicação acima), até o final do trabalho.
Faça mais uma carreira completa e apanhe o novo fio (abandone o primeiro, sem cortar). Faça uma carreira completa (ida e volta) e troque novamente as cores (3 carreiras com a cor preta e 1 carreira com a cor branca, sempre alternando os fios).
Trabalhe desta forma até que se atinja 23 carreiras completas, sem contar as do barrado.
Faça uma carreira, em ponto baixo do crochê, em toda a extensão da peça (menos barrado) e termine por costurar o botão.
¹ Com a laçada na agulha apanhe as laçadas de todas as correntinhas (12 laçadas na agulha).
Para a volta apanhe uma laçada e arremate um ponto, apanhe outra laçada e arremate dois pontos. Continue de dois em dois até o final da carreira.
A próxima carreira de ida apanhe uma laçada por dentro do ponto da carreira anterior (a laçada que inicia na agulha é a laçada do primeiro ponto). Sempre conte os pontos para que não haja aumentos ou diminuições. Volta sempre igual.
² Siga igual a explicação acima com a diferença que: na próxima carreira de ida apanhe uma laçada no fio vertical da carreira anterior (a laçada que inicia na agulha é a laçada do primeiro ponto). Sempre conte os pontos para que não haja aumentos ou diminuições. Volta sempre igual.

OBS: Se quiser aproveitar o total efeito da linha, penteie delicadamente com pente fino.

Documento sem título
  Busca no Site: